Existem vários museus em Kanazawa, provando que é uma cidade cultural e que valoriza a sua história. Os principais museus estão localizados próximos ao Castelo de Kanazawa, na área central da cidade.

Museu da Vida Cotidiana de Kanazawa (Kurashi no Hakubutsukan)

Museu de Arte de Ishikawa – Objetos de arte e pinturas de artistas de Ishikawa, alguns dos quais receberam a classificação de tesouro nacional.

Museu 21st Century de Arte Contemporânea – É um museu de vanguarda, muito apreciado por jovens.

DSCN4434Museu Memorial Nakamura – Coleção de móveis, trabalhos artísticos e objetos da cerimônia do chá doados pela família Nakamura, que foi um grande fabricante de saquê.

Museu da Casa de Samurai Nomura – a casa é mantida como era na época dos samurais. http://www.nomurake.com/

Vila Seisonraku – Residência do senhor de Kaga construída há 140 anos.

Museu de Artes e Produtos Tradicionais – Laca de Wajima, cerâmicas Kutani, seda pintada no estilo Yuzen, e muitos outros mostram a arte desenvolvida na província de Ishikawa.

Museu do Teatro Noh – A história do Teatro Noh que ganhou vida própria em Kanazawa. Há maquete do palco, máscaras e vestimentas, e é possível assistir ao ensaio dos atores.

Museu Yasue de Folhado de Ouro – Instrumentos e materiais fabricados com esse fino processo artístico.

Museu do Fonógrafo de Kanazawa – São mais de 600 modelos, incluindo os do Thomas Edison, e 30 mil discos.

DSCN4325Museu Maeda Tosanokami-ke – Armas, arte, artefatos, cartas e outros objetos que pertenceram à família Tosanokami Maeda.

Museu Shinise Kinenkan – A farmácia Nakaya estabelecida em 1579 foi resgatada em forma de museu, que abriga objetos ligados à história do comércio local.

Museu Ashigaru Shiryoukai – Duas casas de ashigaru, que pertenciam à classe mais baixas dos samurais foram preservadas e podem ser visitadas.