tsubasa 012A Associação Ishikawa ken do Brasil recebeu, durante o mês de agosto, em sua sede em São Paulo, a visita de várias pessoas residentes de Ishikawa.

A cantora Tsubasa Imamura, que fez uma série de apresentações no Brasil, incluindo o Festival do Japão, e participou de programas de TV, como o “Programa do Jô” e “Encontro com Fátima Bernardes”, visitou a sede da Associação no Brasil. Na foto, com o presidente Geraldo Morinaga.

colegiaisDentro do Programa de Intercâmbio de Estudantes de Ishikawa, visitaram o Brasil um grupo de quatro estudantes colegiais, formado por Mayu Dougishi (de Kanazawa), Chihiro Nagayama (de Nomi), Ryouta Hashimoto (de Kanazawa), e Yuki Matsui (de Kanazawa), acompanhado pelo chefe da delegação Takashi Nakayama e pela coordenadora Hazuki Kondo, ambos funcionários do departamento internacional do governo de Ishikawa. Dentro de um curto período de apenas cinco dias, o grupo conheceu os pontos turísticos e históricos da cidade de Santos, o Estádio do Morumbi, a cidade de Embu das Artes, o Instituto Butantan, o Museu da Imigração Japonesa de São Paulo, o Museu do Futebol, os monumentos do Museu do Ipiranga, o Centro Educacional Pioneiro (escola), o Edifício Martinelli, Praça da Sé, Catedral da Sé, Monumento em homenagem aos imigrantes japoneses, a Pinacoteca da Luz, o Shopping Center Norte e o Carrefour. Na Associação Ishikawa ken de São Paulo foi realizada a recepção e o jantar de despedida, além da reunião para o início do programa de home stay. Os estudantes se hospedaram de sexta a domingo na casa de famílias. O grupo chegou no dia 30 de julho e partiu dia 4 de agosto do Brasil.

marinhaO Esquadrão de Treinamento da Marinha Japonesa (Autodefesa Marítima do Japão) visitou o Brasil em agosto, aportando no dia 5 no Porto de Santos, e vieram a São Paulo para participar de uma cerimônia na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, em São Paulo. Desse esquadrão, três eram marinheiros originários de Ishikawa, e eles foram convidados a almoçar com dirigentes da Associação Ishikawa ken do Brasil, e foram conhecer a sede da Associação.

kubota e edu no kenjinkaiNo dia 7 de agosto, a Associação recebeu a visita de Masahiro Kubota. Morador da cidade de Kaga, em Ishikawa, Kubota é amigo de Shinichi Nakanishi, presidente da Associação das Famílias de Emigrantes de Ishikawa, que mantém estreito contato com o Brasil. Assim, apesar de estar à passeio, queria conhecer a entidade brasileira. Kubota, que tem um curso preparatório para o colegial na sua cidade, dirigiu-se depois para Manaus, onde foi pescar, e encerrou sua visita conhecendo a cidade de Rio de Janeiro. Na foto, Kubota com Eduardo Ikenaga (em primeiro plano), brasileiro especialista em pesca e fabricante de varas artesanais, que o levou a uma grande loja de artigos de pesca e a um pesqueiro nos arredores de São Paulo.

kinya sugimoto kanazawa 9293 2O professor Kinya Sugiyama, da Universidade de Kanazawa, esteve no Brasil participando do Simpósio Internacional de Língua Japonesa e do 3º Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses, na Casa de Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo. O evento aconteceu de 10 a 13 de agosto e fez parte das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Além do professor Sugiyama, estiveram participando desse evento as professoras Makiko Matsuda e Akiko Arami da Universidade de Kanazawa, e o aluno de pós-graduação da mesma universidade, o brasileiro Rodolfo Rocha Diniz. O Simpósio contou com a participação de professores de diversas universidades japonesas, professores e alunos de japonês de várias universidades do Brasil. O professor Kinya Sugiyama foi recebido pelo presidente da Associação, Geraldo Morinaga, no dia 14 de agosto. Na foto, Kinya Sugiyama e o jornalista Francisco Sato, que foi estagiário da JICA na Universidade de Kanazawa.

2015年8月にはブラジル石川県人会を色んな石川県の方が訪問成されました。歌手の今村つばさ、石川の高校生四名と石川県観光戦略推進部の国際交流課二名、石川県の日本の海軍自衛隊三名、加賀市の進学塾SIPSの塾長久保田雅裕先生、と金沢大学の杉山欣也教授。

 

Tags: ,