A província de Ishikawa esteve representada no 18º Festival do Japão realizado na cidade de São Paulo, através de um estande de alimentação. Lá, a Associação Ishikawa Kenjin do Brasil, comandada pelo seu presidente Geraldo Morinaga, serviu o tradicional “sakura mochi”, confeccionado com a folha de cerejeira (sakurá) legítima colhida dos pés de sakurá de Ishikawa e trazida para o Brasil, especialmente para esse evento. Trata-se de um “sakura mochi” fresco, exalando o aroma da folha de sakurá, que não é vendido em nenhuma loja ou restaurante no Brasil. O “sakura mochi” foi vendido junto com outros doces e o risoto “hijiki okowa”, e fizeram muito sucesso.

No Festival do Japão, grande parte das 47 províncias japonesas participa com seus pratos típicos, por isso, a concorrência é muito grande. Muitos dos produtos típicos e seus ingredientes são desconhecidos do público em geral, daí a importância da apresentação desses para divulgação da culinária regional.

No palco principal, o 18º Festival do Japão foi abrilhantado com a bela voz da cantora Tsubasa Imamura, natural de Ishikawa. Ela foi uma das principais atrações desse evento que reuniu um público de 200 mil pessoas em três dias. No último dia, domingo, foi realizada a versão brasileira do International Harajuku Fashion Walk dentro do 18º Festival do Japão, reunindo grande número de participantes.

第18回日本祭りが2015年7月24,25,26日にサンパウロ市で行われました。三日でやく20万人が訪れる大イベントです。ブラジル石川県人会(森永ジェラルド会長)も食堂のエリアで大活躍、石川県の桜の葉を持って来て「桜餅」を作り販売しました。「ぼた餅」や「ひじきおこわ」も並べお客様を楽しませました。

石川県出身の歌手今村つばさの公演も有り、舞台は盛り上がっていました。日本から国際交流基金の主催で「武楽」、三重県の伊賀忍者、歌手の中平まりこ、タレント歌手の飯田理穂の公演も有りまして、「日本ブラジル外交関係樹立120周年」の記念に成るイベントでした。Facebookを通じで世界で同時に行われた「国際原宿ファッシオン・ウオーキ」も日本祭り内で行われました。

 

Tags: , ,