Tanto a moeda americana, bem como as outras moedas, como o Real ou Peso, não circulam na cidade. Assim, é bom prevenir-se e andar com a moeda japonesa (Iene) no bolso. *apesar dessa escrita portuguesa, a moeda japonesa é pronunciada como “en”. 100 ienes = hyaku-en, 1000 ienes = sen-en e 10.000 ienes = itiman-en

Se tiver o Dólar, poderá convertê-lo para o Iene nos bancos espalhados pela cidade. É rápido e descomplicado, basta levar o passaporte.

Pode-se fazer o pagamento em cartões de débito ou crédito internacionais, mas não é comum o seu uso pelos japoneses. No caso do cartão de crédito, o governo brasileiro cobra uma taxa de 6,38% sobre o valor pago em moeda estrangeira, tanto faz se foi compra pela internet ou na loja física.

As agências dos correios fazem o papel de bancos no Japão. Elas possuem máquinas (chamadas de ATM) onde se pode fazer a retirada do dinheiro através de cartões de crédito internacionais. Nas agências dos correios, o limite de saque é de até 200 mil ienes por ocasião (quase 2 mil dólares). As ATM funcionam praticamente o dia todo, exceto em feriados e dias após os feriados, quando o expediente é reduzido.

Veja detalhes em inglês: Japan Post Office

Para fazer câmbio de moeda estrangeira com o Iene, veja nosso outro post.