Em Kanazawa é possível ir a quase todos os pontos turísticos a pé, a partir da Estação Kanazawa (estação de trem e terminal de ônibus urbano e intermunicipal).

Kanazawa Loop Bus

Kanazawa Loop Bus

Há um ônibus circular turístico conhecido como “Kanazawa Loop Bus”, que passa por todos os principais pontos, saindo de 20 em 20 minutos nos finais de semana. Esse Loop Bus tem ponto inicial na Estação Kanazawa, e nesse ponto tem um tótem com todos os horários. Os valores são fixos, e baratos, independendo de onde o passageiro descer.

Outra forma de circular é usando os ônibus urbanos comuns. O passageiro pode comprar um cartão pré-pago para pagar suas passagens, que é vantajoso se for ficar vários dias na cidade. O cartão representa um pequeno desconto no total, e é fácil usar, do que carregar as moedas para pagar o transporte. Basta o usuário encostar o cartão no leitor na hora de subir no ônibus. Na hora de descer, basta encostar no leitor ao lado do motorista. Simples.

Para quem vai pagar o ônibus na hora, quando está subindo no ônibus, ao lado da escada, há um emissor de tíquetes. Pegue o tíquete, acomode-se e veja o número que está nele. Na parte interna e de frente do ônibus, na frente do motorista, há um painel grande. Lá aparecem os números dos pontos de ônibus. Procure o seu e veja quanto está marcando (o valor em ienes) na hora de descer. É esse valor que terá que pagar na hora de descer. Não há cobrador e o motorista faz o serviço. Pegue as moedas no valor exato e deposite, junto com o tíquete, no orifício (boca grande) ao lado do motorista. Só isso.

DSCN6642Se você não tiver moedas suficientes, basta colocar a nota de 1000 ienes (as máquinas não aceitam outra nota) na máquina ao lado do motorista, que ela devolve o mesmo valor em moedas. No caso de você não ter moedas no valor exato, basta trocar uma moeda nessa máquina, colocando a moeda em outro orifício, que terá o valor em moedas menores. Fácil e prático.

Lembre-se: Aqui, o tempo todo, tanto o motorista como a gravação falam para ninguém se levantar antes do ônibus estacionar no ponto. O motorista deve esperar o passageiro descer, nunca acelerar antes.