©Sayuri Nakano

                                      ©Sayuri Nakano

Os caminhões são grandes, coloridos e vistosos. Suas presenças assustam, e se imagina que de cada cabine descerá um homem gigante e tatuado até o pescoço. Essa era a imagem que os 10 filmes da série “Torakku Yarou”, produzidos entre 1975 e 1979 pela Toei, protagonizados pela dupla Bunta Sugawara e Kinya Aikawa, deixaram no imaginário popular. Não pelos artistas, mas como uma dedução lógica pelas dificuldades e desafios que a dupla corajosamente enfrentava. Sugawara faleceu em 2014, com 81 anos de idade e tendo estrelado mais de 200 filmes, enquanto Aikawa faleceu em abril deste ano (2015), também com 81 anos, sendo mais conhecido como apresentador do programa “Naruhodo The World”. Ele atuou como dublador do ator Jack Lemmon em vários filmes, além de ter dublado vários animês, como o Speed Racer de 1967, onde representa o Masked Racer, e o Kame Sennin, de Dragon Ball de 1996.

Os dois artistas foram devidamente homenageados nesse evento que reuniu 300 caminhões decorados (deco-tora), dentre os quais o caminhão original utilizado pela dupla. A chegada dos caminhões em Kanazawa, no dia 19 de julho, marcou a 29ª exposição desse grupo, que além de executar serviços de transporte como trabalho, encontra brechas para participar desse evento. Os motoristas vieram dirigindo de regiões afastadas como Hiroshima e Aomori voluntariamente. Montaram-se palcos nos veículos maiores, outros voluntários armaram barracas de alimentação, e a comunidade local empenhou-se em receber doações e oferecer ajuda necessária. O montante arrecadado será entregue à Associação das Crianças Vítimas de Trâsito e às vítimas do Grande Terremoto da Região Leste do Japão, que devastou várias cidades em 2011.

Veja um video produzido por voluntários de Kanazawa, com divulgação autorizada especialmente para o nosso site. Veja os caminhões decorados com personagens de animê, figuras históricas e paisagens:

A música é a trilha oficial da série “Torakku Yarou”, com o Down Town Boogie-Woogie Band, que fez muito sucesso na época.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Tags: , , ,