sakura chieko9971666_osakura chieko50606_osakura chieko1074_oEssa bela e gigante árvore de cerejeira, sakurá, da variedade “Shidare Sakura”, foi eleita pelos especialistas como símbolo da árvore saudável do Japão em 2008. Esse sakurá, que tem 17 metros de altura e fica na cidade de Komatsu, província de Ishikawa, guarda uma história bem peculiar.

Tudo começou com uma garota de 17 anos de idade, natural de Matsuoka, cidade de Komatsu. Ela decidiu emigrar para se casar com um imigrante japonês, que já estava no Brasil, em 1953. Os familiares foram se despedir da corajosa jovem no Porto de Kobe, e no caminho de volta, um tio comprou uma muda de sakurá. E ela foi plantada ao lado da casa da família, para desejar boa sorte à Chieko Muranaka em seu novo país. A planta cresceu muito bem sendo cuidado no início pelos familiares de Chieko. Depois, voluntários admiradores da beleza da cerejeira passaram a cuidar da árvore. Hoje, em pleno esplendor do sakurá, voluntários que fazem parte do grupo “Chieko Sakura Fã Clube”, estão servindo café para os visitantes, e o valor arrecadado será utilizado integralmente para a manutenção dessa árvore de 63 anos de idade. A Chieko Muranaka? Viu pessoalmente o “seu” sakurá florescer pela primeira vez em 2010, mas continua morando em São Paulo.

Por coincidência, Komatsu é a cidade de Ishikawa que possui o maior número de residentes brasileiros, graças à indústria de tratores que leva o mesmo nome. (fotos cedidas pelo prof. Kinya Sugiyama, da Universidade de Kanazawa).

Documentário da NHK sobre Chieko Sakurá: