A província de Ishikawa criou o boneco “Hyakuman-san” dentro das atividades de divulgação do novo trem-bala que ligará Tóquio a Kanazawa, a ser inaugurado no dia 14 de março de 2015. Participando de comerciais de TV e de matérias jornalísticas em todo o país, o boneco trabalha duro para divulgar a novidade que ligará diretamente as duas capitais em apenas 2 horas e 28 minutos. Hoje, o mesmo trajeto é feito em 4 horas, com uma parada para baldeação.
“Hyakuman-san” participou do festival “Nihon-bashi – Kyo-bashi” em Tóquio, em outubro de 2014, e chamou a atenção, principalmente das crianças, pelas suas cores vivas e pelo destacado bigode. O interessante é que as pessoas em geral não pegam folhetos distribuídos na rua, mas o fato do “Hyakuman-san” estar estampado no folheto fez com que quase todos pegassem o material. O personagem faz sucesso também como produto. De biscoitos a saquê, mais de 300 produtos foram licenciados com a sua estampa em apenas um ano.
Para confeccionar o boneco foram gastos 25 mil dólares, mas o investimento já deu um bom retorno. Contabilizando todas as suas aparições em matérias jornalísticas e programas de TV, chegou-se a um retorno incrível de 7 milhões de dólares em um ano. Fora os direitos sobre os produtos. “Hyakuman-san”, que já foi batizado de “boneco da sorte” por ter atraído bons resultados, ainda terá muito trabalho pela frente até a inauguração do trem-bala e também depois do evento. Atentos a isso, os promotores já fizeram um irmão gêmeo do personagem para dividir o trabalho com ele.
“Hyakuman-san” tem o formato do tradicional boneco “Kaga Yahata Okiagari”, que é semelhante ao “Darumá”, seu bigode simboliza a arte “Wajima-nuri”(laca), tem os famosos “kinpaku”(folhados de ouro) no corpo todo e também as estampas de “Kaga Yuzen”, a arte da pintura em quimono.
No Comments